Movimentos
Meia lu de frente
Cocorinha
Armada
Benção
Negativa
Aú
Cabeçada
Martelo
Esquiva com a palma de mão
Queixada directa
Galopante
Godeme
Defesa de godeme
Joelhada lateral
Arrastão
Giro
Joelhada
Meia lua de compasso
Negativa por dentro ou negativa de angola
Passo de movimentação ginga
Arpão de cabeça
Negativa em queda
Conlusão
A sequência é uma base de treinamento : ataque e defesa, ela permite jogar, desenvolver seu jogo aprendendo e ensinando. O padrão da sequência é feito em primeiro lugar, sem a movimentação do passo de ginga, depois de assimilar a sequência pode-se efectuar em duas movimentações de passo de gingas : Cruzada (igual) e (diferente) Defesada.
As sequências são feitas sempre pelos 2 lados ; perna direita e esquerda, trabalhando também a perna de frente.
Todos estes movimentos em sequência, tem que ser feitos lentamente até o praticante assimilar e compreender a linguagem do jogo, que é pergunta e resposta, resposta e pergunta (ataque/defesa e defesa/ataque).
Quando os movimentos tiverem bem assimilados lentamente, pode-se passar na fase seguinte, mais rapído na forma de exercer !
O mestre Bimba, não foi quem fez as sequências e tão pouco organizou a Régional Baiana, as pessoas na época chamavam a prática de Capoeira de Angola que provém dos angolanos de Angola, mas os brasileiros descendentes africanos chamavam de Capoeira Baíana Régional a Capoeira praticada na Baía na época. Mestre Bimba em sua académia desenvolveu a arte, dando outra forma de jogo com movimentos diferentes, usando as sequências, com o objetivo de facilitar o récem aluno a conhecer e aprender a Capoeira numa forma de jogo ! Toda sequência pode e deve ser praticada em ritmo musical para facilitar sua prática.
Mestre Ataare D’Costa